De acordo com Montenegro, a famosa caminhada não é suficiente para fortalecer os músculos da coluna e evitar as dores. “Existem músculos que precisam de determinadas técnicas para serem trabalhados, isso se faz com o pilates e a musculação, desde que haja profissionais capacitados”.
Com o objetivo de prevenir o problema, a Abrc e o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC) lançaram a Campanha Nacional Alerta para Prevenção de Dores nas Costas. A programação inclui a distribuição de cartilhas com exercícios que mostram hábitos posturais que fazem mal à coluna, além de consultas gratuitas de pressão arterial, demonstração de exercícios e orientações de fisioterapeutas.
Segundo Montenegro, o maior objetivo da campanha é divulgar os exercícios específicos para a coluna. “Nós estamos tentando massificar esses exercícios, divulgá-los para o Brasil inteiro”.
Diagnóstico precoce ajuda no tratamento
Há três anos a administradora hospitalar Claudina Navarro, de 47 anos, foi diagnosticada com uma doença chamada fibromialgia, que causa muitas dores musculares em várias partes do corpo. No caso dela, em específico, o problema afetava a coluna em maior intensidade. Por recomendação médica, a paciente iniciou uma série de atividades físicas: hidroterapia, hidroginástica, RPG, mas foi com o pilates que ela se identificou e encontrou a solução para os seus problemas. “Comecei meio descrente. Mas, depois de seis meses vi resultados eficientes e hoje não consigo mais ficar sem o pilates. Graças a Deus, as dores sumiram. Muito de vez em quando, em dias de crise, sinto dores que não chegam a 10% do que sentia antes. Posso dizer que o pilates foi fundamental na minha recuperação, além de ajudar muito na questão estética também”, contou.
O fisioterapeuta Silas Siqueira alertou para a importância do diagnóstico precoce dos sintomas e da continuidade do tratamento. “Dor na coluna realmente é um problema comum entre os pacientes. É fundamental que a pessoa comece o tratamento o quanto antes, para que os resultados possam aparecer mais rápido”, explicou.
Para as dores na coluna, as atividades mais indicadas são RPG, que cuida da questão postural, e o pilates, que tonifica a musculatura. “O que estabiliza a coluna é a musculatura abdominal. O pilates trabalha bastante esta parte, por isso é uma ferramenta tão importante”, disse Silas.
Por Tatiana Freire - AB
Tanto a falta de exercícios como fazer exercícios além do que o corpo esta preparado, pode piorar. exemplo evite pegar peso além do que estiver acostumado, ainda mais se for andando e se a coluna não tiver ereta.
ResponderExcluirSilas S. Siqueira. obs não sou autor do texto acima.