Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aracnoidite

      Sensações de dor no corpo, dor nas articulações, dor nos membros inferiores ou superiores e dor na coluna vertebral, assim como fraqueza muscular podem estar associados a uma doença denominada Aracnoidite.

       Aracnoidite (ARC) é uma inflamação crônica da aracnóide das meninges, das quais aracnoidite adesiva é a forma mais grave, caracterizada por ser debilitante, de volta intratável neurogênica e apresentando os sintomas de dor em membros e uma série de outros problemas neurológicos. 


       A prevalência é desconhecida. Cerca de 25.000 casos de aracnoidite ocorrem a cada ano, principalmente na América do Norte e Sul, Ásia e Europa, onde as operações da coluna vertebral são mais prevalentes. Os pacientes apresentam dor crônica e persistente na região lombar, pernas e tronco, que é aumentada pela atividade, hiporreflexia, perda de sensação de temperatura, dormência, e muitas vezes alodinia generalizada, disestesia e hiperpatia.
        
       Os pacientes também podem experimentar alterações propriocepção (incluindo perda de equilíbrio, zumbido e audição reduzida e visão), fraqueza motora, cãibras musculares, fasciculações, anidrose e alterações nos intestinos, bexiga e disfunção sexual. Aracnoidite pode, em uma minoria dos casos, envolver o cérebro, bem como a medula espinhal, possivelmente causando hidrocefalia comunicante. 


       Aracnoidite pode ser mecanicamente (localizada) ou quimicamente (difuso) induzido, e é freqüentemente associada com as operações da coluna vertebral (60% dos casos), anestesia (raquianestesia e peridural) neuroaxial (22%), torneiras da coluna vertebral (7%), mielografia (3 %), procedimentos de alívio da dor e infecções secundárias. A doença também pode ser causada por infecções bacterianas e virais espinais (7%) e as injeções de subaracnóides repetido de drogas antineoplásicas ou antimetabólitos.

       A Siringomielia, síndrome da cauda eqüina, pseudomeningoceles, cistos intratecais ou alterações das raízes da medula espinhal e nervos (NR) pode complicar aracnoidite lombossacral. Aracnoidite ocorre como uma progressão de alterações inflamatórias. Na fase inicial (inflamatória) são edematosa (avançado), enquanto na fase de proliferação tardia (aracnoidite adesiva) são aglutinadas e assimétrica. 



       O fluxo de fluido cerebrospinal a partir do saco dural e distal para o cérebro é impedida, os aumentos de pressão intratecal e isso faz com dores nas costas e dor de cabeça postural. Em alguns casos, o tecido da cicatriz calcifica (ossificans aracnoidite).

       O diagnóstico é baseado na história do paciente, apresentação clínica e um evento causador, e pode ser confirmado pela RM com contraste. Quando a RM não é possível, mielograma seguido por tomografia computadorizada é indicada. As adesões geralmente ocorrem nos segmentos dorsal, estão dispostas perifericamente, e têm sido descritos como olhando `como a casca de uma árvore ‘quando visto por mielografia. 



       Os diagnósticos diferenciais incluem hematoma intra-espinhal ou fragmento de disco desalojado, se a condição apresenta imediatamente após a cirurgia, e falhou (Síndrome de Cirurgia (SPL)). Alguns pacientes são diagnosticados com fibromialgia, mas estes sintomas podem ocorrer como uma característica secundária, devido à dinâmica alteradas da coluna vertebral.

       Na fase precoce, o tratamento inclui grandes doses de metilprednisolona, ​​durante cinco dias, de preferência dentro de três meses após a lesão causativa, seguido por um protocolo dirigido para controlar a dor neuropática utilizando uma abordagem multimodal que inclui um anti-inflamatório, um anticonvulsivo e um antidepressivo. 



       Grandes doses de opiáceos, que podem causar hiperalgesia, hipersensibilidade e taquifilaxia, e levar à dependência, deve ser desencorajado. Se necessário, para tratar exacerbação infusões IV de antagonistas de receptores NMDA (incluindo lidocaína, MgSO4, ketamina) pode ser dada. Quando a fase proliferativa tenha começado, aracnoidite irá ser permanente e é complicada pelo processo de envelhecimento da coluna vertebral. Operações, injeções ou quaisquer outras invasões da coluna vertebral pode exacerbar a doença de forma significativa.


Veja um caso real das consequencias da Aracnoidite.

Fonte: Saúde e Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.