Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Policiais Militares x hérnia de disco


     O policial militar Gilvan Souza Santana, lotado no 19° BPM em Jequié-BA, enfermeiro e diretor da APPM (Associação dos Praças da Polícia Militar), esteve presente no 14° Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado em Curitiba-PA. Gilson realizou um importante estudo sobre hérnia de disco, doença que vem acometendo vários policiais militares. 


     O estudo buscou descobrir qual seria a relação entre o surgimento da hérnia de disco com os serviços desenvolvidos pelos policiais militares. O estudo foi realizado entre os anos de 2009 e 2010, em virtude do grande número de policiais militares acometidos pela doença. 

     Ao final, o estudo revelou que existe uma relação entre o uso de equipamentos militares (coletes, cintos, armas) e o serviço desenvolvido pelos PMs com o surgimento da hérnia de disco.
     Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o ânulo fibroso). Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região. 


     O disco intervertebral é uma placa cartilaginosa que forma uma almofada entre os corpos vertebrais. Após traumatismos (quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao levantar, entre outros), a cartilagem pode ser lesada, comprimindo raízes nervosas. Em qualquer local da coluna vertebral pode haver herniação discal.
SINTOMAS
Disco cervical:
Dor e rigidez na nuca, nas nádegas, nos ombros e na escápula;
Dificuldade de movimentação dos braços, com sensação de formigamento (parestesia).
Disco lombar:
Dor lombar, no quadril e nas coxas, irradiando-se para a panturrilha e o tornozelo;
Dor acentuada ao espirrar, levantar peso, etc.;
Deformidade postural da coluna;
Dificuldade para andar e flexionar a coluna;
     Algumas hérnias de disco podem ser tratadas sem a necessidade de cirurgia, no entanto é necessário avaliar o tipo de hérnia. Existem diversos hospitais que realizam a cirurgia. As sequelas podem variar desde desvios ao andar, perda parcial dos movimentos até impotência sexual. 


     Hérnias de disco extrusas (hérnias em estado mais avançado da patologia) podem ser tratadas também com fixação por implantes — as chamadas artrodeses. E também com um tratamento mais novo conhecido como fixação dinâmica, ou próteses de disco, nas quais se preserva a mobilidade de articulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.