Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Postura correta ao dormir

     Postura inadequada e estresse excessivo são desencadeadores de diversos problemas nas regiões cervical, torácica e lombar. Durante o sono, perdemos o controle da musculatura da cabeça. 


     Por isso, é importante que se adote postura correta durante a  noite a fim de  evitar problemas sérios na coluna. O ideal é alinhar a cervical com o tronco, o que melhora a circulação sanguínea e facilita os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos órgãos. 
      A posição de descanso escolhida deve ser a mais adequada possível para evitar que, a longo prazo, não se afete a saúde da coluna e, consequentemente, a qualidade de vida. Na hora de escolher um travesseiro é preciso estar atento à posição em que se dorme e também à altura do travesseiro, que deverá preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, formando ângulo de 90 graus no pescoço.

      Dormir de forma inadequada pode interferir no rendimento das atividades diárias e agravar contraturas, osteoporose e má circulação. Veja algumas orientações importantes para a escolha e bom uso do travesseiro:
 - Para quem dorme de lado (posição mais recomendada pelos fisioterapeutas)
     Tanto faz se é do lado direito ou esquerdo. Quem dorme de lado deve usar travesseiro para apoio da cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição os joelhos deverão estar preferencialmente semi flexionados, com travesseiro entre eles. Esta não pode ser confundida com a posição de feto, onde se faz flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias.
 - Para quem dorme de barriga para cima
     Nesse caso, é preciso utilizar travesseiro baixo ou médio para apoio da cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, a fim de evitar a hiperflexão do pescoço, e outro travesseiro ou rolinho embaixo dos joelhos, de forma que fiquem semi flexionados para o descanso.
-  Para quem dorme de bruços
     Apesar de não ser posição indicada para o sono, quem gosta de dormir de bruços deve utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.
Dicas úteis
     A melhor maneira de escolher o travesseiro  é conhecer sua estrutura como, por exemplo, se é macio, extra-macio, médio ou firme e testá-lo antes de comprar;
     Prefira os travesseiros capazes de regular a altura;
     Se for alérgico, verifique se o travesseiro possui proteção contra ácaros, fungos e bactérias, e se os materiais usados não causarão alergia;
     Sinta o conforto térmico do produto, caso seja uma pessoa que transpire muito durante a noite;
     Troque o travesseiro a cada dois anos.
Fonte:  dia-a-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.