Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pilates para adolescentes

Na adolescência, os jovens estão mais suscetíveis às situações de risco para a coluna. Com a prática, os resultados são duradouros e fortalecem também os órgãos internos.

O Pilates, técnica conhecida como prevenção e tratamento da coluna vertebral, agrega as teorias de controle motor e técnicas de conscientização corporal. Sendo assim, o método foi criado por Joseph H. Pilates durante a década de 20 o fortalecimento e alongamento dos músculos, aumentando a mobilidade das articulações com movimentos realizados sem pressa e com controle.

Tem como base diversas técnicas para controle motoro, entre elas Rolfing, Feldenkrais, Power Yoga, Fisioball, Gyrokinesis e é aliado indispensável para alinhamento da postura, além de tonificar o corpo e torná-lo saudável, forte, e consequentemente, bonito.

Pilates para jovens

Nos dias de hoje costumamos presenciar os adolescentes permanecerem por horas na frente do computador muitas vezes em uma postura incorreta, ou na frente da TV ou videogame, sem realizar nenhuma atividade física. Com isso, grande parte dos jovens acaba tendo problemas posturais, dores nas articulações e redução da flexibilidade.

É ai, que entra o Pilates. No método, os exercícios são suaves, porém trazem grandes resultados e não há desgate físico, por isso é recomendado aos adolescentes tanto para auxiliar nos desajustes posturais, desequilíbrios musculares e no período de crescimento rápido característico nessa fase.

Na adolescência, os jovens estão mais suscetíveis às situações de risco para a coluna, principalmente aquelas referentes à utilização de mochilas e postura inadequada, com a prática, os resultados são duradouros e não só fortalecem os músculos, como também os órgãos internos. Além da mobilidade e correção da postura, ele facilita a drenagem linfática e estimula o sistema circulatório, além de muitos outros.

O Pilates nesse período atua como um importante aliado prevenindo e estruturando a postura, evitando escolioses e cifose muito corriqueiras nessa etapa.

Os principais benefícios são:

- Consciência Corporal; Fortalecimento Muscular;

- Melhora o alongamento; Aumenta a flexibilidade;

- Melhora a coordenação; Estimula a coordenação motora.

Os resultados desses benefícios são jovens mais preparados para enfrentar os desafios típicos da idade com mais equilíbrio, menos dores e maior consciência sobre o próprio corpo, quanto mais cedo se inicia o trabalho com a musculatura e correção da postura, maiores serão as perspectivas e as melhorias na qualidade de vida.

Mas, vale lembrar: O Pilates deve ser aplicado por profissionais, pois somente com a correta utilização e aplicação e com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo é que a prática do método resultará nos seus diversos benefícios.

Fonte: UGF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.