Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Hérnia discal regride?

       Um disco é um saco pequeno, cheio de geléia que fica entre cada uma das vértebras em suas costas e pescoço. A maioria das pessoas que sofrem de dores nas costas ou no pescoço tem uma hérnia de disco. A herniação ocorre quando a parede do saco desmorona, permitindo que o disco deformar e jut da coluna vertebral.        A dor é devido ao disco recolhido esfregando contra um qualquer número de nervos delicados que residem dentro da coluna vertebral. Os médicos pensavam que após um disco herniar que o dano fosse permanente; no entanto, isso pode não ser o caso.

Estatísticas

       Hérnia de discos que residem na cervical (pescoço) e lombar (costas) respondem positivamente ao tratamento conservador e às vezes podem regredir ou reabsorver. Estudos publicados em revistas médicas e Quiropraxia têm demonstrado que 40 por cento das hérnias de coluna cervical e 60 por cento das hérnias lombar são resolvidas sem intervenção cirúrgica ou médica, respondendo apenas aos cuidados conservadores.
Melhores Chances de regressão

       A regressão parece basear-se sobre o tamanho, a localização e a fase de prejuízo. Maiores hérnias na coluna lombar que são tratadas logo após surgirem tinham uma melhor chance de recuperação sem cirurgia de hérnias menores.
Mecanismos de reabsorção
       Um tópico relevante a respeito das hérnias de disco é a reabsorção do disco. Na história natural da hérnia de disco há indicativos da ocorrência do processo de reabsorção que se segue ao processo inflamatório inicial (HENNEMANN, 1994). SAAL, 1990, realizou um estudo analisando tomografias computadorizadas de pacientes antes e após tratamento conservador, com tempo em média de 25 meses entre um e outro. O tipo de tratamento não foi citado no artigo. O que se verificou foi que, dos 11 pacientes analisados, todos obtiveram redução do disco herniado. É interessante ressaltar que as maiores hérnias obtiveram os melhores resultados. 

       Os mecanismo que levam a essa reabsorção não estão esclarecidos, entretanto alguns autores apresentam algumas hipóteses. No mesmo estudo citado acima, SAAL sugere que quando o material nuclear é exposto ao compartimento vascular do espaço epidural e é separado do compartimento nutricional do disco, o processo de reabsorção começa. O fato de haver um fragmento separado do disco inibe a produção dos proteoglicídeos hidrofílicos no disco, levando à dessecação. Além disso, células no espaço epidural, que são estimuladas pela resposta inflamatória, favorecem a fagocitose do material nuclear. Isto talvez explique porque as maiores exposições são reabsorvidas mais rápido.

       Outro estudo apontou para uma razão por que os discos hérnia pareciam regredir. Parece que o corpo começa a tratar o disco danificado e o seu conteúdo como um invasor estrangeiro, do envio de células brancas do sangue para começar a quebrá-lo para baixo.
Suporte de Quiropraxia

       Suporte de Quiropraxia da coluna vertebral também foi mostrado para ter um impacto positivo em incentivar uma hérnia de disco para reabsorver. Manipular manualmente a postura e promovendo o adequado alinhamento da coluna vertebral, stress é tirado a parte de trás e o disco começa a reparar-se.
Melhora clínica

       Pacientes que sofrem regressão herniação também relatam uma melhoria na dor associada e à dormência local. A duração média do tempo de tratamento é de seis meses.

adaptado de : Élisabeth Maillard 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.