Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estenose lombar

       A região média e a inferior do canal vertebral lombar contêm em seu interior as raízes nervosas conhecidas como cauda eqüina. Quando o interior do canal se estreita diminuindo o seu diâmetro, pode comprimir estas raízes e determinar sinais e sintomas neurológicos.
       A estenose pode ter duas causas fundamentais: congênita (desde o nascimento) e a adquirida (ao longo da vida).

       Na congênita em que o canal é estreito, os indivíduos são propensos com maior facilidade a sofrer apertamento das raízes nervosas como pode se verificar em jovens atletas.

       A estenose adquirida é a causa mais comum conhecida como espondilartrose ou espondilose. Corresponde ao desgaste progressivo das estruturas do disco intervertebral, associado a pequenos traumas repetidos durante a vida. Como consequência progressiva desidratação do disco, sua protrusão e engrossamento (hipertrofia) dos ligamentos e das articulações posteriores (facetas), com formação de bicos-de-papagaio ( osteófitos ), ou pontes ósseas entre as vértebras que terminam por reduzir o diâmetro do canal vertebral.

Estenose de canal vertebral lombar

       Na estenose adquirida os sintomas aparecem, em geral, a partir da quinta década de vida. O sintoma mais comum é a dor lombar, freqüentemente acompanhada de irradiação para a nádega e um ou ambos os membros inferiores. A manifestação clinica mais comum é a claudicação da cauda eqüina, que se manifesta por dor crescente nos membros inferiores e dificuldade progressiva para caminhar.

       A pessoa é obrigada a parar e sentar-se em distâncias cada vez menores, quando a dor desaparece rapidamente e reaparece ao reiniciar a marcha. À medida que a doença progride pode também haver dor em repouso que se irradia para as nádegas e os membros inferiores. Sensações de formigamentos e dormência com perda de sensibilidade são também comuns. 

       Por vezes pode ocorrer a perda de força dos músculos dos membros inferiores, com dificuldade para subir escadas, manter-se sobre os calcanhares ou sobre as pontas dos pés e, ocasionalmente e dificuldade para controlar os esfíncteres da bexiga e do ânus (perda do controle de urinar e evacuar), além de impotência sexual em alguns casos.

Um comentário:

  1. ola fiz uma cirurgia de estretameto lombar acredito ser estenose lombar ha 5 anos e ainda tenho crizes de dores as vezes fracas mas as vezes muito forte xego fkar 10 dias de cama o que fazer obrifado.

    ResponderExcluir

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.