PRINCIPAIS LESÕES DECORRENTES DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR NO CENTRO INTEGRADO DE GUERRA ELETRÔNICA – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DE TECNOLOGIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Por Edson Marques Gonçalves e Ronaldo Rodrigues da Silva
Resumo
Por Edson Marques Gonçalves e Ronaldo Rodrigues da Silva
Resumo
A prática do Treinamento Físico Militar realizado nas Organizações Militares e seus numerosos problemas relacionados com lesões provenientes do treinamento físico militar têm chamado a atenção para os principais tipos de lesões decorrentes dessa prática, além de se estabelecer os principais exercícios em que ocorrem essas lesões. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as principais lesões em militares do Centro Integrado de Guerra Eletrônica e em que exercícios existe uma maior freqüência desse problema. A amostra foi de n = 50 indivíduos do sexo masculino, abrangendo os postos de major, capitães, tenentes, sargentos, cabos e soldados.
O instrumento utilizado foi um questionário que consta de 13 perguntas. Apresentando os seguintes resultados: os militares que foram submetidos á questão um, tiveram a média de idade entre 26,5 anos, pois a variação etária é de 19 á 34 anos. Na questão três, o tempo de serviço variou entre um e 34 anos, com média de 17.5 anos de serviço. Ainda observou-se que, entre um e cinco anos de serviço (46%) estava o maior número de militares. Na questão quatro estão relacionadas as funções exercidas, onde foi observado 29 (58%) indivíduos na parte administrativa.
Conclui-se que nas lesões decorrentes do treinamento físico militar são observadas, com maior incidência, o entorse (36%). Em relação ao segmento do corpo lesionado obteve-se maior porcentagem o joelho (22%) e o tornozelo (22%) conjuntamente (44%). Já com relação ao tipo de exercício que era executado no momento da lesão foi observado com maior freqüência a prática da corrida (42%). Este estudo sugere então que deve haver um maior empenho por parte dos praticantes com relação ao treinamento regular e a forma correta na execução dos exercícios físicos, além de se enfatizar a intensidade adequada dessa prática para diminuir o risco de lesões decorrentes do treinamento físico militar.
Veja o estudo na íntegra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras:
Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:
- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.
Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.