Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bloqueio Transforaminal de Raiz Nervosa


     Um bloqueio transforaminal de raiz nervosa é um procedimento usado para tratar dor nas costas, pescoço, pernas ou braços. Pode também ser usado para se diagnosticar um local específico que cause dor.
     A raiz nervosa pode ficar inflamada devido a irritação proveniente de rotura ou hérnia do disco intervertebral, artrose ou estenose espinhal (estreitamento do canal espinhal). O procedimento envolve injeção de medicação antiinflamatória ao redor da raiz do nervo na altura em que ela deixa a coluna. Muitos pacientes obtêm melhora da dor por vários meses e alguns podem inclusive obter alívio permanente da sua dor.  
No dia do procedimento, o paciente é recepcionado por um integrante da equipe de enfermagem do Spine Center que fará algumas perguntas em relação a sua dor, medicações e saúde em geral. Após o paciente ter discutido seu tratamento com seu médico, tirado todas as suas dúvidas e ter assinado a autorização para a realização do procedimento, ele é conduzido até a mesa de raio X e é ajudado a se colocar na melhor posição para a execução do procedimento. Esta posição pode ser de barriga para baixo nos casos de bloqueio transforaminal de raízes nervosas lombares, ou deitado de lado nos casos dos bloqueios cervicais.
     A equipe fará o paciente sentir-se o mais confortável possível. A pele do paciente é, então, limpa com uma solução anti-séptica e, após anestesiada a pele, o médico introduz a agulha e a guia até a proximidade do nervo com o auxílio do raio-X em tempo real (radioscopia). Uma pequena quantidade de contraste radiológico pode ser injetado para confirmar o correto posicionamento da agulha e, na seqüência, o a medicação é injetada. O procedimento todo não leva mais do que alguns minutos. A anestesia utilizada é sempre anestesia local, ou seja, o paciente permanece acordado e consciente o tempo todo, se comunicando com o médico e com a equipe.
     O anestésico empregado pode fazer com que os braços ou as pernas do paciente fiquem fracos ou dormentes por alguns minutos. Por esta razão, os pacientes permanecem em repouso por cerca de 20 a 30 minutos após o procedimento quando, então, recebem alta.
     Algumas informações são relevantes ao paciente quando ele for para casa em relação a:
- Atividades: é aconselhado o repouso e que se evite atividades que piorem a dor do paciente no mesmo dia do procedimento. O paciente pode voltar ao trabalho e aos exercícios físicos no dia seguinte se não estiver com desconforto significativo.
- Dor: o gelo ajuda com o desconforto no local das picadas de agulha nas primeiras 48 horas, enquanto o paciente toma suas medicações para dor usuais. A maioria dos pacientes notará uma melhora em 3 a 7 dias.
- Retorno: o paciente recebe as orientações no dia do procedimento. A maior parte dos pacientes é orientado a realizar novo procedimento ou retornar em consulta médica em 2 a 3 semanas.
     Diversos pacientes terão melhora da dor após o primeiro ou segundo procedimento. Alguns pacientes necessitarão de um terceiro procedimento. É importante que, se o paciente não obtiver alívio após a segunda injeção, ele não se sinta desanimado e converse com o seu médico.
Divulgação:  Spine Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.