Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

1º exame de ressonância pelo SUS

     O Centro de Diagnóstico do Ceir( Centro Integrado de Reabilitação) realizou, na manhã desta quarta-feira (15), o primeiro exame de ressonância magnética por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro possui o primeiro aparelho de ressonância magnética público do Estado do Piauí.
        Na rede particular um exame dessa qualidade custa, aproximadamente, R$ 600,00. No Centro de Diagnóstico do Ceir é realizado sem nenhum custo ao paciente, pois tudo é bancado pelo SUS. Benefício direto a pacientes, como Jorge Luis Gomes (27 anos) que veio de Floriano, cidade localizada a 240 km de Teresina, para fazer o exame.
     “A viagem valeu a pena. Eu já havia feito esse exame em uma clínica particular e tive que fazer um empréstimo no banco para custeá-lo, até hoje, inclusive, pago as parcelas do empréstimo. Sem o Ceir eu não teria condições de fazer o exame novamente”, conta Jorge Luis.Ana Maria Oliveira, tecnóloga em Radiologia do Ceir, explica que a ressonância permite um diagnóstico que retrata imagens de alta definição dos órgãos, facilitando, assim, o tratamento do paciente. “No caso de Jorge Luis, que tem hérnia de disco, foi feita a ressonância lombar para determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada. Depois da avaliação médica, o paciente é encaminhado ao tratamento necessário”.
        No caso dos paciente do Ceir, a realização dos exames ainda traz a vantagem da praticidade, já que tudo funciona no mesmo prédio, garantindo mais agilidade à reabilitação do paciente. Mas, o Centro de Diagnóstico do Ceir atende também qualquer pessoa que precise fazer os exames pelo SUS.
        A unidade dispõe de equipamentos de última geração, incluindo o primeiro aparelho de ressonância magnética público do Estado do Piauí, e está credenciado pelo SUS para realizar exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, audiológicos, cardiológicos, radiografia, ultrassonografia, neurológicos, pneumológicos, urológicos, laboratoriais dentre outros. A estimativa é que sejam realizados cerca de 7.500 exames por mês. A aquisição dos aparelhos custou R$ 5,5 milhões, recursos do Governo Federal, do Governo do Estado e da Associação Reabilitar, uma organização social que administra o Ceir.
Fonte: CCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.