Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tratamento Percutâneo das Hérnias Discais - Nucleoplastia por Coblação

A Coblação® (cold ablation - ablação a frio) é uma nova tecnologia que utiliza de forma conjunta a dissociação molecular a frio e a coagulação por radiofrequência bipolar. Essa tecnologia possibilitou a criação de uma técnica de tratamento da hérnia de disco chamada nucleoplastia, onde a descompressão da raiz nervosa é feita por uma agulha colocada no disco, por onde é introduzida a ponteira de Coblação, que realiza o esvaziamento do núcleo.
É uma técnica percutânea, feita em caráter ambulatorial, com anestesia local, que tem demonstrado resultados muito bons em casos selecionados de hérnia discal, sendo também possível sua aplicação em casos selecionados de dor lombar por degeneração discal. Algumas hérnias de disco da região cervical também podem ser tratadas por este método. A nucleoplastia obteve aprovação pelo F.D.A. em 2001, e desde lá vem sendo realizado pelo Centro de Cirurgia da Coluna. 

Você tem indicação para esta cirurgia? Leia mais aqui.

O que são procedimentos percutâneos?

São procedimentos ou pequenas cirurgias realizados sem a necessidade de incisões (cortes) ou suturas (pontos). Para isso utiliza-se agulhas, que são colocadas em diferentes pontos da coluna, dependendo do tipo de procedimento a ser realizado.
Embora o tipo de procedimento, o tipo de doença, o tipo de sintoma e o local da coluna a ser abordado possam variar muito, todos estes procedimentos tem em comum o fato de serem pouquíssimo agressivos para o paciente (minimamente invasivos), relativamente seguros, e dependerem de tecnologias especiais para sua realização, como aparelhagens de raios-X ou geradores de radiofreqüência.
Como é o tratamento das hérnias discais?

Neste tipo de procedimento, o disco que apresenta a hérnia é puncionado com uma agulha, por onde é introduzido um aparelho que funciona retirando material discal, e fazendo com a hérnia diminua de tamanho.

No caso da Nucleoplastia®, o aparelho introduzido é uma ponteira com eletrodos de rádio-freqüência, que reduzem o volume do disco por um tipo especial de emissão energética, chamada Coblação®.

No caso da nucleotomia, o aparelho utilizado faz remoção do material discal por meios mecânicos, como se fosse uma pequena broca trabalhando no interior do disco.
Ambos tipos de procedimentos são realizados pela colocação de agulhas na coluna, sem necessidade de cortes ou pontos na pele. Esses procedimentos são realizados no hospital, porém sem necessidade de internação e sem anestesia geral.

Geralmente as substâncias injetadas são contrastes radiológicos, anti inflamatórios ou anestésicos locais.

Preparo para uma Disectomia Percutânea:

Faça uma lista das medicações que vem tomando, incluindo os remédios para dor. É importante lembrar de medicações para diabetes ou pressão alta, quando for o caso. Não esqueça de avisar se tem algum tipo de alergia ou reação diferente com alguma medicação, alimento, etc.

Combine com alguém para levá-lo para casa após o procedimento.

Você vai tomar um sedativo e não será seguro dirigir ou pegar um transporte sozinho.

É preciso um jejum de pelo menos 6 horas antes do procedimento. Se for tomar algum remédio, beba apenas um gole d’água para engolir o comprimido. Se você for diabético, combine bem os horários com seu médico, pois o jejum pode provocar hipoglicemia.

Quando for para o hospital leve todos os seus exames de raio-X, tomografia, ressonância magnética, etc.

Se você apresentar algum problema de saúde de última hora, uma gripe, por exemplo, ou tiver de cancelar o procedimento, entre em contato com seu médico o mais cedo possível.

No dia do procedimento chegue cedo, uma ou duas horas antes, pois você vai levar algum tempo envolvido com papeladas e burocracias na entrada do hospital.

O Procedimento:
Você será encaminhado ao Centro Cirúrgico, vestido com uma bata hospitalar, e um soro será colocado.

Provavelmente você terá de responder novamente a perguntas sobre seus sintomas, lado da dor, etc.. Esta última checagem é feita para sua segurança.
Alguns fios serão colocados em você. Eles servirão para monitorar sua pressão, batimentos do coração, etc.

Você receberá sedativos que lhe deixarão relaxado, sem fazê-lo dormir. Você vai conversar e responder perguntas durante o procedimento, mas, provavelmente, não se lembrará de muita coisa depois de tudo terminado.

Você será posicionado na mesa com auxílio do pessoal do bloco cirúrgico.

Sua pele será limpa com líquido anti séptico no local do procedimento, e o resto de seu corpo será coberto com panos esterilizados (campos).

No ponto de entrada das agulhas sua pele será anestesiada com anestésicos locais (xilocaína). Você deve sentir a picada da agulha e uma sensação de ardência durante a anestesia.
O procedimento será realizado com controle de raios-X na sala cirúrgica.

Depois do Procedimento:
Depois do procedimento você deve ficar algum tempo na sala de recuperação, até seu corpo eliminar os sedativos administrados.

Durante essa recuperação, você pode ficar ligado a alguns monitores, apenas para se ter certeza de que está tudo correndo bem.

Você deve ter alguém para acompanha-lo até em casa, pois estará sob efeito sedativo, sem condições de dirigir por pelo menos 24 horas.

A colocação de compressas de gelo sobre o local de entrada da agulha pode ajudar a reduzir dor e inchaço. É preciso cuidado para não queimar a pele com o gelo.

Você pode tomar banho depois do procedimento, mas deve evitar hidro massagens ou piscinas.
É aconselhável descansar no dia do procedimento e reduzir as atividades normais nos dois ou três dias seguintes. Seu programa de exercícios ou fisioterapia pode ser iniciado alguns dias depois.

Reações ou efeitos colaterais são raros e, em caso de ocorrerem, costumam sumir em poucos dias. Os principais efeitos colaterais são:

- Aumento da dor nos primeiros dias

- Sono agitado

- Rubor (vermelhidão) facial
Riscos e Complicações

Nenhum procedimento ou intervenção médica é totalmente livre de riscos. Os riscos desses procedimentos são muito pequenos e incluem principalmente:
- Dor de cabeça de origem espinhal (passageira)

- Sangramento (muito raro)

- Infecção (muito rara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.