Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

Mielopatia Cervical (MPC)

Cirurgião especialista em coluna explica as causas da doença, que está relacionada ao envelhecimento natural
Sempre quando falamos da coluna vertebral devemos lembrar que é ela quem dá a sustentação do corpo humano e sofre constante impacto durante a nossa vida. À medida que envelhecemos, esta região sofre várias alterações conhecidas como degenerativas, que diminuem os orifícios da coluna por onde passam a medula espinhal e as raízes nervosas.
Segundo o neurocirurgião especialista em coluna, o Dr. Alexandre Elias, entre os diversos problemas decorrentes do desgaste da coluna está a Mielopatia Cervical (MPC), doença da medula no segmento cervical, ou seja, região localizada no pescoço. 

A doença se dá pela compressão da medula espinhal que evolui para uma lesão em consequência à espondilose (artrite degenerativa das vértebras da coluna). “Por ser caracterizado por uma lesão neurológica medular, o problema ocasiona o enfraquecimento e a perda de sensibilidade dos membros superiores, inferiores ou em ambos. É também a causa mais comum de perda dos movimentos em paciente acima de 60 anos”, relata dr. Alexandre.

O especialista explica que a MPC está relacionada ao envelhecimento e é secundária a um estreitamento do canal vertebral, onde passa a medula cervical com compressão deste segmento da região. “A compressão pode acontecer por fragmentos de hérnias de disco, por espessamento dos ligamentos próximo a medula, hipertrofia das articulações das vértebras (articulações facetárias) e por osteófitos (bicos de papagaio)”, explica.

Os principais sintomas da MPC são rigidez e dores no pescoço, problemas de equilíbrio, fraqueza e adormecimento das mãos, braços e pernas, perda sensorial, reflexos e, em alguns casos, incontinência urinária. 

O diagnóstico da doença pode ser realizado através do exame clínico e confirmado pelos exames de imagem. Destes, o mais importante é a ressonância magnética.  Exames de raio-X, tomografia e exames neurofisiológicos que avaliam o comprometimento da medula, também são importantes, principalmente para a avaliação pré-operatória.

O tratamento da Mielopatia Cervical pode ser de dois tipos: conservador e cirúrgico. O primeiro baseia-se em medicamentos, fisioterapia e, às vezes, imobilização externa que visa a redução da dor e da inflamação, sendo voltado aos pacientes que não apresentam sintomas de lesão medular (quadros iniciais). Já o tratamento cirúrgico é indicado para os casos em que haja sintomas de lesão medular. 

“Existem diversas técnicas de tratamento cirúrgico entre as habituais e as técnicas minimamente invasivas. Independente do método, o objetivo é sempre o mesmo e visa a descompressão da medula (remoção de hérnias de disco, ligamentos e fragmentos ósseos) e, quando necessário, a estabilização da coluna com parafusos e hastes de titânio”, complementa dr. Alexandre.

É importante lembrar que cada caso é particular e apenas um médico especialista pode indicar o melhor tratamento ao paciente, visando sempre a melhora da sua qualidade de vida e bem-estar. 

Dr. Alexandre Reis Elias

Especialista em cirurgia minimamente invasiva, dr. Alexandre Elias é especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral (SBC), mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), research fellow em cirurgia da coluna vertebral na University of Arkansas for Medical Sciences (EUA).

O médico ainda atua como preceptor de cirurgia de coluna vertebral no Departamento de Neurocirurgia da Unifesp.
  
Dr. Alexandre na web:  Site     Youtube   Facebook   Twitter

Fonte: SEGS

4 comentários:

  1. Esse tipo de cirurgia só é feita pelo Neuro ou Ortopedista também faz?

    ResponderExcluir
  2. Prezada leitora, considere que o profissional deve ser especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas, ou seja, tanto pode existir ortopedistas quanto neurologistas que realizem o procedimento.

    O mais importante é certificar-se da experiência do profissional.

    O Coluna do Militar agradece a sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá ..fiz a cirurgia para descompressão da medula , pois tinha hérnia de disco na cervical entre c6 e c7 , perdi a força nas pernas ao ponto de não conseguir andar, fiz a cirurgia e fiquei com mielopatia cervical, ando com dificuldade, minhas pernas estão rígidas e sinto muita dormência também e parece que tem algo pressionando minhas costas e barriga principalmente quando ando , o médico disse que com o tempo essa dormência irá passar, o que o sr. acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudinei. Agradeço-lhe pelo contato.

      Veja, considere confiar nas orientações do seu médico e sempre mantê-lo ciente de seus sintomas. Documente cronologicamente sua condição de saúde, sua evolução ou não, quais medicamentos e tratamentos lhe trazem melhores resultados.

      Após qualquer procedimento cirúrgico assim costumam recomendar fisioterapias e hidroterapias. Quando passei por cirurgias na coluna também tive diversos quadros estranhos e desconfortáveis.

      Algumas coisas realmente passaram,outras diminuíram e novas surgiram. Hoje em dia possuo um grau leve de monoparesia em MID e nunca deixei de ter dores na coluna e dificuldade em deambular. Enfim, é muito relativo.

      Se você já tem um diagnóstico de MPC, adote uma atenção especial quanto a isso. Continue tratando-se e não desista do seu bem estar.

      Att.

      O Coluna do Militar agradece a sua visita.

      Excluir

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.